As viagens de negócios estão de volta: Equilíbrio entre eficiência, sustentabilidade e tendências "Bleisure”

As viagens de negócios estão de volta: Equilíbrio entre eficiência, sustentabilidade e tendências "Bleisure”

À medida que o mundo recupera gradualmente do impacto da pandemia, o domínio das viagens de negócios está a assistir a um ressurgimento, em especial no que diz respeito aos eventos empresariais e às visitas no local. Este reaparecimento, no entanto, é acompanhado por uma ênfase na organização eficiente das viagens, na sustentabilidade e numa tendência crescente conhecida como "bleisure".


De acordo com um inquérito da Deloitte (3ºedição do Deloitte’s corporate travel study), espera-se que as despesas com viagens de negócios, que registaram um declínio de 24% em comparação com os níveis pré-pandémicos em 2019, recuperem o seu antigo nível até 2024. As conclusões são reforçadas por um recente inquérito global realizado pela Accor, que revela que 57% das empresas participantes preveem um aumento dos seus orçamentos de viagens para 2024, em comparação com o ano anterior. Nomeadamente, 46% dos inquiridos não manifestaram qualquer intenção de impor restrições às viagens de negócios até ao final do ano.


Uma das principais prioridades das empresas é assegurar uma organização de viagens eficiente que maximize o valor e contenha os custos. O inquérito da Accor realça a importância de encontrar um equilíbrio entre a poupança de despesas e a melhoria das experiências de viagem. Esta abordagem estratégica engloba uma avaliação meticulosa das viagens, com o objetivo de obter uma mistura harmoniosa de ROI (retorno do investimento) e ROE (retorno dos capitais próprios).
A sustentabilidade ambiental emergiu como uma consideração crucial tanto para as empresas como para os viajantes. De acordo com esta tendência, 54% dos clientes empresariais inquiridos pela Accor classificaram a redução das emissões de carbono como a sua principal prioridade em termos de sustentabilidade. A preferência por práticas amigas do ambiente deverá desempenhar um papel fundamental na escolha dos hotéis e dos fornecedores de viagens em 2024, com uma procura crescente de alojamentos empenhados no equilíbrio ambiental. Um segmento denominado "Masters of Travel" está mesmo disposto a pagar um prémio por essas opções ambientalmente conscientes.


Uma tendência intrigante no horizonte das viagens de negócios é o aumento das viagens "bleisure" - uma fusão de viagens de negócios e de lazer. Este fenómeno emergente, ainda na sua fase inicial, está a tornar-se cada vez mais popular, uma vez que permite aos viajantes extrair mais valor das suas viagens. Particularmente apelativas para os trabalhadores mais jovens, as viagens "bleisure" oferecem uma oportunidade de prolongar as estadias e explorar destinos para além dos compromissos de trabalho. No entanto, os especialistas alertam para o facto de as complexidades dos seguros e as considerações relativas à partilha de faturas justificarem um planeamento prudente.


O renascimento das viagens de negócios está no horizonte, marcado por um compromisso renovado com a eficiência, a sustentabilidade e as tendências inovadoras em matéria de viagens. À medida que as empresas dão prioridade a estratégias rentáveis, exploram opções ecológicas e adotam o conceito de viagens "bleisure", o panorama das viagens de negócios está a evoluir para satisfazer as necessidades e expectativas em constante mudança dos viajantes empresariais moderno.


Fonte: “Business travel is back” Tourism Review News

11 Agosto 2023